Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/184
Título: Análise prospectiva de diferentes cenários de uso do solo e práticas de manejo e conservação de água e solo em bacias hidrográficas agrícolas.
Autor(es): Silva, Priscilla Regina da
Palavras-chave: Conservação do solo
Conservação da água
Manejo do solo
Manejo da água
Modelagem hidrológica
SWAT
Bacia do Córrego Capão Comprido, DF
Bacia do Ribeirão Rodeador, DF
Data do documento: Out-2022
Editor: Universidade de Brasília
Citação: SILVA, Priscilla Regina da. Análise prospectiva de diferentes cenários de uso do solo e práticas de manejo e conservação de água e solo em bacias hidrográficas agrícolas. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) - Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O desenvolvimento de atividades agropecuárias está diretamente ligado à disponibilidade de recursos naturais e é continuamente afetado por eventos de instabilidade climática e de escassez hídrica. A utilização imprópria de espaços rurais, a destituição de áreas de vegetação nativa e, até mesmo, o emprego de práticas de manejo inadequadas e ultrapassadas, influenciam no comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica. Práticas de manejo e conservação de solo e água são consideradas alternativas técnicas potenciais no auxílio da continuação, aprimoramento e evolução da atividade agropecuária de forma sustentável. O objetivo deste trabalho foi o de analisar como as mudanças no uso do solo e a aplicação de técnicas e práticas de manejo e conservação de água e solo influenciam no balanço hídrico e na qualidade dos recursos hídricos, considerando duas bacias predominantemente rurais e contribuintes do principal manancial de abastecimento público do Distrito Federal (Reservatório do Descoberto): bacias hidrográficas do córrego Capão Comprido e do ribeirão Rodeador. Para isso, o estudo contou com a caracterização de quatro cenários de uso do solo da região que abordam desde o início da ocupação agrícola, com o advento da construção de Brasília, até o molde de ocupação mais atual. Realizou-se a parametrização de banco de dados do SWAT+ adaptado ao contexto rural da região, com a adição de informações relacionadas a fertilizantes, implementos agrícolas, práticas de conservação do solo e manejo de irrigação ajustados para a realidade local. A modelagem foi realizada para os quatro cenários de uso do solo, contando com a análise de sensibilidade de 10 parâmetros e a calibração automática com base em dados observados de vazões diárias. Optou-se pela calibração para a bacia do Capão Comprido, a qual foi replicada na bacia do Rodeador. Os coeficientes de eficiência de Nash-Sutcliffe (NSE), coeficiente de determinação (R²) e PBIAS obtidos foram utilizados, mas não foram considerados satisfatórios para todos os cenários no que tange a calibração e verificação. A modelagem da influência das mudanças no uso do solo e das práticas de conservação de água e solo foi realizada com a simulação do cenário de uso do solo mais atual correlacionando a adoção de práticas convencionais de manejo com práticas consideradas conservacionistas, observando tendências de urbanização e cenário de recuperação e conservação de áreas protegidas. Verificou-se que com o emprego de práticas conservacionistas, as bacias do Capão Comprido e do Rodeador responderam com a diminuição de sedimentos carreados, aumento de percolação e infiltração no solo e, consequentemente, maior regularidade no regime hídrico das bacias.
Descrição: 191 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/184
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscilla_Silva_mestrado_versao_final.docx.pdf16.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.