Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/143
Título: Desempenho de bezerros alimentados com colostro fermentado, associado ao óleo de soja e promotor de crescimento.
Autor(es): Castro, Álvaro Luiz Marinho
Palavras-chave: Bovino de corte
Alimentação animal
Bezerro
Gordura animal
Data do documento: Ago-2000
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: CASTRO, Álvaro Luiz Marinho. Desempenho de bezerros alimentados com colostro fermentado, associado ao óleo de soja e promotor de crescimento. Dissertação - (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, 2000.
Resumo: O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Viçosa, com 40 bezerros Holandes x Zebu (HZ), provenientes do Centro Nacional de Pesquisa do Gado de Leite – EMBRAPA, Coronel Pacheco, MG e da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Objetivou-se avaliar o desempenho de bezerros (consumo de alimentos, crescimento, conversão alimentar, rendimento de carcaça e desenvolvimento de órgãos e vísceras) tratados com o promotor de crescimento zeranol e medidos do 15o ao 60o dia de vida, como também o custo de produção de dietas com colostro fermentado e óleo de soja. Os animais foram abatidos com, aproximadamente, 60 dias de vida, quando então foram avaliados dados referentes a consumo de leite e colostro fermentado, consumo total de concentrado, de matéria seca e proteína bruta, ganho de peso, ganho médio diário, altura de cernelha, comprimento torácico, condição corporal, eficiência alimentar, peso de carcaça quente, peso de carcaça fria e peso dos órgãos e das vísceras. A dieta foi composta por concentrado contendo 18% de proteína bruta, limitado em 1,5 kg ao dia, feno de Tifton (Cynodon dactylon) à vontade e três litros diários de leite ou colostro fermentado para os animais, distribuídos em oito tratamentos. A dieta com colostro fermentado propiciou desenvolvimento superior nos animais tratados com leite integral e semelhante aos animais alimentados com leite e tratados com zeranol, para as variáveis peso vivo final e ganho médio diário. Os animais tratados com zeranol apresentaram maiores ganho de peso e maior eficiência na conversão alimentar. Os bezerros tratados com leite e zeranol apresentaram maiores alturas de cernelha. Houve interação entre dieta líquida, zeranol e óleo de soja para condição corporal. Os consumos de concentrado, matéria seca e proteína bruta foram superiores nos animais alimentados com colostro fermentado. Não houve diferenças entre os animais para peso de órgão e componentes não-integrantes da carcaça, entretanto, os bezerros tratados com leite e zeranol apresentaram maiores pesos de carne industrial. O colostro fermentado e o leite com uso de zeranol possibilitaram maiores pesos de rúmen-retículo, intestino delgado, mesentério e abomaso. O óleo de soja aumentou a gordura interna. Animais alimentados com colostro fermentado tiveram desempenho (pesos de carcaça quente e fria) semelhante aos tratados com dieta contendo leite e promotor de crescimento. Os animais alimentados com leite apresentaram maiores proporções de ossos e gordura na carcaça. O uso do colostro fermentado com o zeranol proporcionou os piores desempenhos nos bezerros. A análise de custo apontou a dieta com colostro fermentado como a mais eficiente, em relação ao retorno do capital investido.
Descrição: 108 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/143
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÁLVARO LUIZ MARINHO CASTRO Dissertação.pdf909.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.